A Portela, escola de coração de Alice Alves, a musa que há 24 anos vive e respira o Carnaval e guarda uma história rica em emoções e superações.
Veterinária de profissão, Alice compartilha sua jornada desde o primeiro contato com a escola em 1997 até os dias atuais, revelando o encanto que a levou a desfilar pela primeira vez no ano de 2000.
“Foi em dezembro de 99 que realizei o sonho de assistir um ensaio na quadra. Fiquei encantada, não tinha ideia de como eram os preparativos para o Carnaval.
conta Alice.
Justamente neste dia, fui convidada por uma diretora para desfilar em uma ala e o convite foi rapidamente aceito. Retornei dias após (toda produzida para não decepcionar rs), com fotos e documentação e lá a mesma diretora não me reconheceu.
Fiquei arrasada porque ela mesma falou comigo, mas essa decepção durou muito pouco… ela chamou um outro diretor e sugeriram que eu desfilasse em um carro alegórico como composição.
Assim foi por muitos anos até que em 2012 recebi o convite para ser musa da escola, cargo que ocupo até o momento.”
Apesar de sua lealdade à Portela, Alice não se limita a uma única agremiação. Ao longo dos anos, ela fez parte de diversas escolas, incluindo Vila Isabel, Império Serrano, Caprichosos de Pilares, União da Ilha do Governador, Paraíso do Tuiuti (como musa), Beija-Flor e Unidos de Padre Miguel (como musa e Rainha de Bateria). Sua experiência transcendeu fronteiras, abrindo o Carnaval da Argentina como destaque.
A musa também se aventurou por terras gaúchas, conhecendo o Carnaval de Uruguaiana como rainha de bateria da Chucha na Zebra e Os Rouxinois. Sua dedicação foi reconhecida ao receber o título de Embaixadora do Carnaval do Rio Grande do Sul e ser condecorada pela Prefeitura Municipal de Uruguaiana como Embaixadora Oficial do Carnaval.
Para Alice, o Carnaval deixou de ser apenas diversão ao longo dos anos, tornando-se um compromisso unido à alegria. “Tenho muita responsabilidade com a escola que desfilo e procuro sempre dar o meu melhor”, afirma.
Mesmo sem prever o crescimento que alcançaria, ela se tornou uma mulher realizada, trazendo consigo a paixão pela festa que começou na infância, assistindo aos desfiles pela televisão e frequentando os bailes matinês. A trajetória de Alice Alves na Portela é uma inspiração para todos que enxergam no Carnaval mais do que uma festa, mas sim um compromisso e uma expressão única de amor à cultura brasileira.
Ficha Técnica:
Foto de Capa: Daniel Pinheiro
Modelo: Alice Alves
Beleza: Luiz Otavio
Assessoria: AF Produções
Local: Quadra da Portela